Vaza informação do Planalto sobre ação contra Bolsonaro
Ministros do Palácio do Planalto agora avaliam que o procurador-geral da República, Paulo Gonet, só deverá apresentar as primeiras denúncias contra Jair Bolsonaro em 2025, nos inquéritos em que o ex-presidente é investigado.
A informação foi divulgada pelo Metrópoles.
Até o momento, a Polícia Federal já indiciou Bolsonaro em pelo menos dois casos: o de uma suposta fraude nos certificados de vacinação contra a Covid-19 e o de venda irregular de joias recebidas durante seu mandato.
Inicialmente, tanto o governo Lula quanto a Procuradoria-Geral da República (PGR) esperavam que as denúncias fossem feitas logo após as eleições municipais de outubro de 2024. No entanto, essa previsão foi revista e as acusações devem ser formalizadas somente no ano seguinte.
De acordo com assessores do presidente Lula, Gonet estaria aguardando a conclusão do inquérito sobre o golpe investigado pela Polícia Federal para definir os próximos passos em relação às outras denúncias. A estratégia seria esperar um quadro mais completo das acusações antes de formalizar qualquer ação, conforme indicam fontes próximas ao chefe da PGR.
Na prática, o que se percebe é que há uma falta de embasamento legal para avançar com as acusações neste momento.
Compartilhe nas redes sociais