Preso pelo 8/1, coronel da PM passa por cirurgia de urgência no DF

O coronel da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Jorge Eduardo Naime Barreto, passou por uma cirurgia neste sábado (16) para a retirada de cálculos renais. Segundo a esposa, Mariana Naime, ele enfrentava dores intensas desde o dia anterior, agravadas por restrições impostas devido ao cumprimento de medidas cautelares. A intervenção foi bem-sucedida, e o oficial já se encontra em recuperação.

Naime, que ficou preso por 461 dias após ser acusado de omissão nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, atualmente está em liberdade provisória e na reserva remunerada da PMDF. Na época, ele era chefe do Departamento de Operações, mas estava afastado por licença-recompensa. A Procuradoria-Geral da República (PGR) acusa Naime e outros seis integrantes da cúpula da PMDF de negligência e participação indireta nos eventos que culminaram na invasão da Praça dos Três Poderes.

Em maio de 2023, o STF determinou a substituição da prisão preventiva por medidas menos severas, permitindo que ele permanecesse em casa, mas sob restrições. Além disso, investigações e processos relacionados aos crimes atribuídos a Naime e aos demais militares seguem em andamento.

O caso é emblemático nas apurações do 8 de janeiro, com Naime sendo o primeiro oficial de alta patente da PMDF preso por suposta omissão.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies