Enem: quase 5 mil candidatos foram eliminados no 1º dia; veja motivos

No primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, quase cinco mil candidatos foram eliminados, conforme informações divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo o ministro Camilo Santana, o exame transcorreu sem intercorrências graves. A maioria das eliminações ocorreu por infrações como portar equipamentos eletrônicos, tentar sair com o caderno de respostas antes do permitido, utilizar material de consulta e não seguir as orientações dos fiscais. Houve também 689 problemas logísticos relatados, como emergências médicas e falta temporária de energia elétrica.

O Enem teve uma abstenção de 26,6% no primeiro dia, representando uma queda em relação aos anos anteriores. Em 2023 e 2022, as taxas de ausência foram de 28,1% e 28,3%, respectivamente.

Os candidatos responderam a 90 questões, divididas igualmente entre Linguagens e Ciências Humanas, e escreveram uma redação sobre o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil.” O segundo dia de provas, com questões de Matemática e Ciências da Natureza, ocorrerá em 10 de novembro, e os resultados individuais serão divulgados em 13 de janeiro de 2025.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies