Lula cancela participação na conferência da ONU sobre clima; Geraldo Alckmin representará o Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu cancelar sua participação na COP29, conferência da ONU sobre mudanças climáticas, que será realizada em Baku, no Azerbaijão, entre 11 e 22 de novembro. Segundo a Presidência, a decisão se deve ao foco em outros compromissos internacionais no mesmo mês, como a cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) e o encontro do G20. Em seu lugar, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) representará o Brasil na conferência de clima.

Essa é a terceira ausência internacional de Lula após o acidente doméstico que sofreu recentemente, o que também o impediu de comparecer presencialmente à 16ª Cúpula dos BRICS em Kazan, na Rússia. Na ocasião, o presidente participou por videoconferência, com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, liderando a delegação brasileira.

Além disso, Lula cancelou sua ida à COP16, conferência da ONU sobre biodiversidade, que ocorre em Cali, na Colômbia, entre 21 de outubro e 1º de novembro. Após novos exames, que indicaram um quadro de saúde estável, o presidente retomou suas atividades no Palácio do Planalto, onde participou da assinatura de um acordo de reparação para o desastre de Mariana (MG), reforçando sua presença em temas domésticos após o incidente.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies