Devido ao incidente, ele cancelou sua viagem à Rússia. Janja afirmou: “Na segunda-feira, o presidente volta a despachar do Palácio do Planalto. Está tudo bem, tranquilo, é apenas uma questão de orientação e precaução. Ele está calmo, trabalhando normalmente, e participou hoje da reunião dos Brics. Portanto, podem ficar tranquilos… São apenas exames de controle, e ele decidirá conforme as orientações médicas, sem definições ainda para o final de semana”.
Segundo Janja, não há previsão de Lula viajar a São Paulo neste fim de semana, onde ele deveria participar de atos com seu candidato, Guilherme Boulos (Psol). “O presidente está bem, trabalhando, mas ficará em casa até domingo. Vamos decidir se ele vai a São Paulo conforme as orientações médicas”.
O médico do presidente, Roberto Kalil Filho, explicou no domingo (20) que Lula sofreu um traumatismo craniano devido à queda no Palácio da Alvorada. “Qualquer batida na cabeça é chamada de traumatismo crânio-encefálico. No caso do presidente, ele bateu a cabeça na parte de trás. Isso causa um golpe seguido de um contragolpe. O cérebro, que está solto dentro do crânio, é projetado para frente e pode bater nas estruturas ósseas da região frontal, resultando em uma contusão traumática hemorrágica, que é um sangramento interno no cérebro”.
Lula fará 80 anos no próximo ano. A queda de um idoso em um banheiro pode indicar problemas de equilíbrio e força física, comuns nessa faixa etária, além da possibilidade de questões neurológicas.