Nikolas aciona PGR após universidade federal erotizar em sala de aula
O deputado Nikolas Ferreira, presidente da Comissão de Educação da Câmara, acionou a Procuradoria-Geral da República (PGR) para investigar uma performance erótica que ocorreu durante o I Encontro de Gênero do Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política (Gaep) na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O parlamentar está preocupado com possíveis crimes que possam ter acontecido no evento.
“Assisti atentamente ao que ocorreu na UFMA. Durante o I Encontro de Gênero, uma palestrante fez uma dança de cunho erótico com músicas inadequadas dentro do campus. Não sabemos se havia menores de idade presentes”, afirmou Nikolas.
Ele também solicitou à UFMA informações sobre o grupo de pesquisa responsável pelo evento e indicou que, se for comprovada a conivência, pedirá a exoneração dos envolvidos. “Diante desses fatos, pedirei informações dos professores responsáveis. Se as investigações mostrarem ciência e leniência, solicitarei a exoneração de todos”, alertou.
O caso será discutido na Comissão de Educação da Câmara, onde Nikolas também protocolará uma indicação ao Procurador-Geral de Justiça para que uma investigação seja aberta. “Discutiremos essas medidas e aguardaremos as providências da PGR”, disse.
A performance, realizada pela historiadora e cantora Tertuliana Lustosa, foi gravada e compartilhada, gerando polêmica. O encontro, que ocorre até esta sexta-feira (18/10), tem como tema “Gênero para além das fronteiras: tendências contemporâneas na América Latina e no Sul global”. A UFMA afirmou que tomará as devidas providências e que respeita o ambiente acadêmico inclusivo.