Alerta para as próximas horas indica risco de apagão em áreas com milhões de habitantes
A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta importante nesta quinta-feira sobre fortes precipitações que atingirão todo o estado nas próximas horas. Baseado em dados de satélites meteorológicos, o alerta indica que a região metropolitana de São Paulo, onde mais de 30 mil residências ainda estão sem eletricidade devido às tempestades da última sexta-feira (11), poderá ser severamente afetada. A capital paulista e as cidades do entorno estão sob risco de mais cortes de energia, além de enchentes e queda de árvores.
A maior preocupação, no entanto, é com o interior do estado, onde são previstos volumes de chuva que podem chegar a 200 milímetros por hora, um nível extremamente alto que pode causar graves inundações e deslizamentos de terra em áreas montanhosas.
As concessionárias de energia, como a Enel, foram alertadas devido ao risco de novos apagões e a necessidade de resposta rápida. Além disso, a população deve estar atenta às recomendações de segurança, como evitar áreas de risco e buscar locais seguros em caso de emergências.
Esse tipo de situação coloca grande pressão nas autoridades locais para garantir a segurança dos cidadãos e minimizar os danos.