Putin pode ser preso no Brasil?

Nesta segunda-feira (14), o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, comentou sobre o pedido do procurador-geral da Ucrânia para que o Brasil prenda o presidente da Rússia, Vladimir Putin, caso ele compareça à cúpula do G20 em novembro.

“Pode haver isso. Eu não posso limitar, cercear um juiz, nem imaginar ou adivinhar o que vão fazer. Tantas outras coisas podem acontecer”, declarou o ministro à CNN Brasil.

Vieira ressaltou que não pode prever se algum juiz tomará uma medida de prisão e enfatizou que não tem como atuar dentro da “futurologia”.

Ele também mencionou a tradição de “imunidade” para chefes de Estado, citando o que ocorre nas assembleias da ONU em Nova Iorque.

Vale lembrar que o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu um mandado de prisão em março de 2023, acusando Putin de crimes de guerra relacionados à deportação de crianças ucranianas após a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022. A Rússia nega as acusações e o Kremlin classificou o mandado do TPI como “nulo e sem efeito”.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies