Vereador perde em MG após distribuir santinhos com número errado
Um caso curioso ocorreu com o vereador de Argirita, em Minas Gerais. José Iria de Araújo, conhecido como “Duda” e de 60 anos, registrou sua candidatura com um número que não correspondeu ao utilizado em sua campanha. Nos materiais de divulgação, como os “santinhos”, ele apresentou o número 55.608, enquanto sua candidatura foi oficialmente registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 55.508.
Esse desvio foi inusitado, já que Duda vinha utilizando consistentemente a centena final 608 em suas campanhas desde 2004. Com a contagem dos votos nas 12 seções, Duda recebeu apenas 52 votos e não conseguiu se reeleger.
Em entrevista à TV Integração, Duda confirmou que fez campanha com o número errado, mas, sob orientação jurídica, não forneceu mais detalhes sobre o ocorrido. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) esclareceu que os números são definidos na convenção partidária e que os candidatos devem preencher corretamente os dados no sistema. A retificação poderia ter sido feita até 18/09/2024, mas não houve solicitação de correção.