Mostruoso furacão chega com força, deve atingir mais de um milhão de pessoas e meteorologista chora em rede nacional

O furacão Milton deve intensificar-se nesta terça-feira (8) ao passar pela Península de Yucatán, no México, em direção à Costa do Golfo da Flórida, onde mais de 1 milhão de pessoas receberam ordens de evacuação antes da chegada da imensa tempestade.

A costa oeste da Flórida, densamente habitada e ainda se recuperando dos estragos causados pelo furacão Helene há menos de duas semanas, está se preparando para a chegada do furacão na área da Baía de Tampa nesta quarta-feira.

Se o furacão seguir diretamente pela baía, será a primeira vez que isso acontece desde 1921, quando a região de Tampa-São Petersburgo-Clearwater era muito menos desenvolvida.

As previsões indicam ondas de tempestade de 3 a 4,5 metros ao longo de trechos da costa, tanto ao norte quanto ao sul da Baía de Tampa, aumentando o risco de inundações em áreas baixas. Além disso, há previsão de chuvas variando de 127 a 254 milímetros ou mais, o que pode causar inundações repentinas em áreas mais internas.

John Morales, um dos meteorologistas mais experientes da televisão em Miami, demonstrou grande emoção ao comentar sobre o furacão Milton. Ele chegou a ficar com a voz embargada enquanto falava com temor sobre a tempestade.

“É simplesmente um furacão impressionante. Ele caiu 50 milibares em 10 horas. Desculpem-me, isso é realmente alarmante. Os ventos máximos sustentados atingem 160 milhas por hora [257 km/h] e continuam a se intensificar no Golfo do México, onde as águas estão extremamente quentes”, afirmou.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies