Lula avalia repatriação de brasileiros no Líbano, mas Itamaraty prega cautela

Na manhã desta segunda-feira (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está avaliando a possibilidade de repatriar brasileiros que se encontram no Líbano. No entanto, o Itamaraty considera que a operação de resgate demanda uma mobilização diplomática e logística delicada.

O chanceler Mauro Vieira chegou ao México no domingo (29) para se encontrar com Lula, após participar da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em Nova York. Durante a reunião, o ministro irá apresentar ao presidente uma atualização sobre a situação do conflito no Oriente Médio e os obstáculos que podem dificultar a repatriação.

Atualmente, a posição do Itamaraty é de que o governo brasileiro deve aguardar um tempo maior antes de tomar qualquer decisão.

O conflito entre Israel e Hezbollah se intensificou, com ataques aéreos israelenses no domingo (29) que resultaram em diversas mortes e severamente afetaram a infraestrutura do Hezbollah. Recentemente, bombardeios mataram líderes importantes do grupo, incluindo Hassan Nasrallah, que chefiou o Hezbollah por mais de três décadas, e o comandante Nabil Kaouk.

Na última semana, dois brasileiros, Ali Kamal Abdallah, de 15 anos, e Mirna Raef Nasser, de 16, perderam a vida no Líbano. O irmão de Ali, Mohamed Abdallah, de 16 anos, que conseguiu voltar ao Brasil, relatou o terror de ter presenciado a morte de seu pai e irmão.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies