Jingle dispara popularidade do candidato André Fernandes (PL) em Fortaleza; veja

A campanha eleitoral em Fortaleza ganhou um novo elemento de disputa: a “guerra dos jingles” entre os candidatos à prefeitura. O destaque mais recente é a música crítica ao atual prefeito José Sarto (PDT), intitulada “É Culpa do Sarto”, criada pela equipe de André Fernandes (PL), adversário de Sarto nas eleições municipais de 2024. Com um tom irônico, a música atribui diversos problemas da cidade, como buracos nas ruas e a cobrança de taxas de lixo, diretamente à administração de Sarto.

O jingle se tornou viral no TikTok, acumulando quase 20 milhões de visualizações, sendo 18,5 milhões apenas na primeira postagem. A popularidade da música não se restringe a Fortaleza, uma cidade de 2,43 milhões de habitantes. A viralização do conteúdo levou a comentários curiosos de usuários fora da capital cearense, incluindo frases como: “Estou quase transferindo meu título para Fortaleza só para tirar o Sarto” e “Nem sei quem é Sarto, mas o André já ganhou hahaha”.

Disputa Judicial e Retorno de Sarto

José Sarto, incomodado com a repercussão da música, buscou judicialmente barrar sua transmissão, mas o tribunal negou o pedido. Após a decisão desfavorável, Fernandes compartilhou um vídeo celebrando a vitória judicial, alcançando mais 9,3 milhões de visualizações.

Em resposta à provocação de Fernandes, no dia 11 de setembro, Sarto lançou seu próprio jingle: “Tem Que Votar no Sarto”, defendendo seu legado à frente da prefeitura. A música responde diretamente às críticas de Fernandes, destacando obras realizadas em áreas carentes e avanços na saúde pública, como a vacinação e a criação de postos de saúde. O jingle de Sarto também ganhou popularidade, com 5,4 milhões de visualizações.

As Letas dos Jingles

O jingle de André Fernandes critica diretamente a gestão de José Sarto com versos como:

“Se na sua rua tem buraco, é culpa do Sarto! / Seu lixo sendo taxado, é culpa do Sarto! / Na favela é vidro baixo, é culpa do Sarto! / Cidadão sendo assaltado, é culpa do Sarto!”

Em contrapartida, o jingle de José Sarto rebate as críticas e lista suas realizações:

“Cadê as obras que ele perguntou? / Tá na favela onde ele nunca pisou / É tanta obra que o caneco piou / Tá todo mundo vacinado / É culpa do Sarto!”

Impacto nas Pesquisas Eleitorais

O impacto desses jingles nas campanhas eleitorais começou a ser sentido nas pesquisas de intenção de voto. Em 2 de setembro, dia do lançamento da música de Fernandes, Capitão Wagner (União) liderava com 27% das intenções de voto, seguido por Sarto com 19% e Fernandes com 18%. No dia seguinte, Wagner subiu para 28%, Sarto foi para 20%, e Fernandes caiu para 17%.

Contudo, após a viralização da música e o crescimento da popularidade de Fernandes, as pesquisas começaram a indicar uma mudança. No dia 15 de setembro, Fernandes passou para 22%, enquanto Wagner manteve 27% e Sarto caiu para 20%. A virada aconteceu na última segunda-feira, 23 de setembro, quando uma pesquisa do Paraná Pesquisas apontou Fernandes na liderança pela primeira vez, com 25,3% das intenções de voto.

Atualização Mais Recente

A última atualização do índice agregador de pesquisas da CNN, divulgada em 24 de setembro, confirma a ascensão de André Fernandes, que agora lidera com 25% das intenções de voto. Em seguida, estão Capitão Wagner e Evandro Leitão (PT), ambos com 21%, e Sarto, que caiu para 19%.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies