Para aliados, Alexandre de Moraes não apressará decisão sobre o X

As expectativas em torno do ministro Alexandre de Moraes sugerem que ele não deve apressar a decisão sobre a possível volta do X ao Brasil. Fontes próximas ao ministro e do meio jurídico indicam que, por enquanto, não há sinais de uma decisão rápida para que a empresa retome suas operações no país.

O X já entregou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a documentação necessária para reverter o bloqueio imposto por Moraes no final de janeiro. Segundo os advogados da empresa, todos os requisitos foram cumpridos, incluindo a indicação de um responsável no Brasil, o pagamento de multas e o atendimento a decisões que solicitavam o bloqueio de perfis.

Atualmente, no STF, prevalece a visão de que o empresário Elon Musk “se rendeu”, o que fortalece a imagem da Corte. Um ministro do Supremo considera esse desfecho relevante do ponto de vista institucional, tanto para o Tribunal quanto para o país.

A dúvida que persiste é se a decisão de Moraes será anunciada antes das eleições municipais. Ontem, após a entrega da documentação, o X afirmou que o acesso à sua plataforma no Brasil “é essencial para uma democracia próspera” e reiterou seu compromisso com a “liberdade de expressão e o devido processo legal”.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies