Corina e Musk são indicados a grande prêmio da União Europeia
O Parlamento Europeu divulgou nesta quinta-feira (26) os candidatos ao Prêmio Sakharov 2024, que reconhece a luta pela liberdade de pensamento e direitos humanos. Entre os indicados estão a opositora venezuelana María Corina Machado, o também opositor Edmundo González, o bilionário Elon Musk, as organizações humanitárias Women Wage Peace (palestina) e Women of the Sun (israelense), além de suas fundadoras, Yael Admi e Reem Hajajreh.
A lista inclui ainda jornalistas palestinos, como Hamza Al-Dahdouh e Wael Al-Dahdouh, que enfrentam repressão em seu trabalho de cobertura, assim como o economista azeri Gubad Ibadoghlu, defensor da democracia e dos direitos civis no Azerbaijão.
O Prêmio Sakharov, criado em 1988 e anteriormente concedido a figuras como Nelson Mandela, é a maior homenagem da União Europeia ao compromisso com os direitos humanos e a liberdade de expressão. O vencedor de 2024 será anunciado no dia 24 de outubro, e a cerimônia oficial está marcada para 18 de dezembro em Estrasburgo, França.
Compartilhe nas redes sociais