Pesquisa diz que horário de verão tem apoio de 54% da população
Uma pesquisa realizada pelo portal Reclame Aqui e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revelou que 54,9% dos brasileiros são favoráveis ao retorno do horário de verão ainda este ano. Entre os apoiadores, 41,8% se declararam totalmente a favor, e 13,1% disseram ser parcialmente favoráveis à mudança.
Por outro lado, 25,8% dos entrevistados se posicionaram totalmente contra o horário de verão, 17% disseram ser indiferentes e 2,2% afirmaram ser parcialmente contrários. O levantamento foi feito com 3 mil pessoas, apresentando uma margem de erro de dois pontos percentuais e um nível de confiança de 95%.
As regiões que demonstraram maior apoio à mudança no horário são o Sul (60,6%), o Sudeste (56,1%) e o Centro-Oeste (40,9%). O retorno do horário de verão tem sido discutido no governo, com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, mencionando a possibilidade de propor a medida à Casa Civil. Segundo Silveira, a decisão considera tanto a segurança energética quanto o impacto positivo no comércio e turismo, embora ele ressalte que o retorno imediato seja improvável sem um planejamento adequado. A decisão final caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.