Deputado propõe “Lei Datena” após cadeirada em Pablo Marçal

O deputado federal Sanderson (PL-RS) propôs um projeto de lei para punir agressões físicas cometidas contra candidatos durante debates eleitorais ou eventos de campanha. A proposta veio após o incidente em que o candidato José Luiz Datena (PSDB) agrediu Pablo Marçal (PRTB) com uma cadeira durante um debate da eleição para a Prefeitura de São Paulo. O objetivo do projeto é criar um mecanismo jurídico que não apenas repreenda essas ações, mas também previna sua repetição no cenário político.

Sanderson sugeriu aumentar a pena para o crime de lesão corporal quando cometido contra um candidato, com uma punição de um a quatro anos de prisão. Além disso, propôs que, se o agressor vencer a eleição, ele tenha o registro de candidatura cancelado ou o diploma cassado. O parlamentar afirmou que a proposta visa garantir o decoro nos debates eleitorais e proteger o processo democrático.

Ele também destacou a importância dos debates eleitorais como um momento crucial para que os eleitores conheçam as propostas dos candidatos, e defendeu que qualquer tipo de violência nesses eventos compromete a integridade da democracia.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies