Foragidos do 8/1 são candidatos nas eleições deste ano. Entenda!

Três candidatos a vereador nas eleições municipais deste ano, o pastor Dirlei Paiz (PL-SC), o locutor Henrique Pimenta (PRTB-SP) e Marcos Geleia Patriota (Novo-PR), estão sendo alvo de mandados de prisão preventiva relacionados aos atos de 8 de janeiro de 2023. Apesar de serem considerados foragidos, os três continuam fazendo campanha nas ruas.

Esses mandados de prisão foram emitidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), com base em investigações sobre associação criminosa. Embora as ordens de prisão estejam ativas no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), os candidatos permanecem em liberdade e só podem ser presos até o período eleitoral (de 21 de setembro a 8 de outubro) se forem flagrados cometendo um delito.

A legislação eleitoral brasileira não impede que pessoas com mandados de prisão em aberto disputem eleições, exceto em casos de condenação definitiva ou decisão por órgão colegiado. Como os três candidatos ainda não foram julgados, eles continuam aptos a concorrer, apesar de uma eventual prisão preventiva poder prejudicar o exercício do mandato.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies