Pilotos do acidente da Voepass perceberam gelo em asa, diz FAB
A tripulação do voo da Voepass que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, no início de agosto, identificou uma falha no sistema de descongelamento das asas da aeronave antes do acidente, conforme relatado pela Força Aérea Brasileira (FAB) nesta sexta-feira, 6 de setembro. Essas informações estão presentes em um relatório preliminar do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).
De acordo com a FAB, a análise das gravações de voz e dados de voo revelou que os tripulantes comentaram sobre problemas no sistema DE-ICING, responsável por evitar a formação de gelo na aeronave. As gravações indicam que o sistema de descongelamento das asas foi ativado e desativado diversas vezes. No entanto, o Tenente-Coronel Aviador Paulo Mendes Fróes, investigador-encarregado do caso, destacou que o congelamento das asas pode não ser o único fator responsável pelo acidente, enfatizando que diversos fatores contribuintes devem ser considerados.
Em resposta ao acidente, a comissão externa da Câmara dos Deputados, formada para acompanhar as investigações, aprovou um convite para ouvir dirigentes da Voepass e Latam, além de familiares das vítimas. A queda do avião resultou na morte de todas as 62 pessoas a bordo, enquanto o voo seguia de Cascavel (PR) para Guarulhos (SP).
A comissão, liderada pelo deputado Bruno Ganem (Podemos-SP), anunciou que o chefe do CENIPA, brigadeiro do ar Marcelo Moreno, será ouvido em 10 de setembro, logo após a divulgação do relatório preliminar do acidente. O relator da comissão, deputado Padovani (União Brasil-PR), reforçou que o objetivo das investigações não é culpar empresas ou indivíduos, mas encontrar soluções para melhorar a segurança na aviação comercial no Brasil.