Milei: Lula é ‘tirano’ por endossar ‘opressão’ de Moraes sobre o X

Nesta quinta-feira (5), o presidente da Argentina, Javier Milei, criticou fortemente a suspensão da rede social X no Brasil, afirmando que “somente um tirano, que está errado em tudo, pode apoiar um ato de opressão como esse”, em referência ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Milei fez as declarações durante seu discurso na 3ª Reunião Regional do Fórum de Madri, em que também atacou a Justiça brasileira, acusando-a de estar “viciada no poder do PT”, após a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que ordenou a suspensão da plataforma no último sábado (31).

Milei argumentou que o X é “a arena pública onde os cidadãos brasileiros e do mundo podem expressar suas opiniões e discordâncias”, e que a suspensão do serviço busca justamente “eliminar o espaço onde os cidadãos trocam livremente suas ideias”. Sua crítica foi dirigida ao cerceamento da liberdade de expressão na plataforma, uma questão que também levou o próprio dono do X, Elon Musk, a se manifestar contra a decisão do STF.

O presidente argentino liderou o evento do Fórum de Madri, uma iniciativa da Fundação Disenso, vinculada ao partido de direita espanhol Vox. O encontro, realizado no Palacio Libertad em Buenos Aires, contou com a participação de líderes políticos ibero-americanos, como Santiago Abascal, presidente do Vox, e o ex-candidato presidencial chileno José Antonio Kast. Abascal, que discursou antes de Milei, elogiou o líder argentino, destacando sua posição “à frente dos demais” na luta pela liberdade de expressão e contra o autoritarismo.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies