Pedido de impeachment contra Moraes será apresentado dia 9

O senador licenciado Rogério Marinho (PL-RN) anunciou nesta quarta-feira (4) que a oposição planeja protocolar um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na próxima segunda-feira (9). O pedido é amparado por um abaixo-assinado virtual que já conta com mais de 1,3 milhão de assinaturas. O movimento surge em resposta à atuação de Moraes em investigações relacionadas a aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, acusados de supostos atos contrários à democracia.

Durante uma coletiva de imprensa no Senado, Marinho criticou o que considera ser um “desequilíbrio entre os Poderes” e a “hipertrofia” do STF sobre o Legislativo e o Executivo. Segundo ele, a ação da oposição visa restaurar o equilíbrio constitucional, destacando que o Senado tem o dever de analisar e permitir que a sociedade avalie as ações de Moraes, que ele considera “heterodoxas”.

Marinho, ex-ministro do governo Bolsonaro, disse que “temos hoje um xerife no Brasil”, referindo-se a Moraes, e classificou essa situação como “intolerável para a democracia”. O líder da oposição no Senado, Marcos Rogério (PL-RO), sugeriu que a pauta no Senado poderá ser obstruída caso o pedido de impeachment não seja analisado.

Além disso, a deputada Bia Kicis (PL-DF) conclamou a população a participar das manifestações do dia 7 de setembro, na Avenida Paulista, em protesto contra as ações de Moraes.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies