Rússia exige que EUA devolvam avião do ditador Nicolás Maduro

A Rússia manifestou sua forte condenação nesta terça-feira (3) à apreensão do avião oficial do presidente venezuelano Nicolás Maduro pelos Estados Unidos, exigindo a devolução do bem ao governo de Caracas. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia expressou solidariedade à Venezuela, afirmando que os EUA demonstraram “um total desrespeito pelas normas jurídicas internacionais” com essa ação.

A apreensão do avião ocorreu na República Dominicana e foi levada para a Flórida, como parte das sanções impostas pelos EUA ao governo venezuelano. As autoridades americanas alegam que o avião, avaliado em 13 milhões de dólares, foi “comprado ilegalmente” por indivíduos ligados a Maduro, que teriam utilizado uma empresa de fachada no Caribe para ocultar seu envolvimento na aquisição.

O procurador-geral dos EUA, Merrick B. Garland, afirmou que essa compra violou as sanções impostas a Caracas. Moscou, por sua vez, criticou duramente a ação, acusando Washington de agir sem limites em sua política de sanções e de se apropriar de propriedades soberanas de outros países.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies