Conta de energia fica mais cara em setembro; entenda

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou um aumento na conta de energia elétrica no Brasil a partir deste domingo (1º) com a ativação da bandeira vermelha patamar 2. Essa medida, que gera uma cobrança extra na conta de luz, foi tomada após três anos sem ser utilizada, refletindo as dificuldades enfrentadas pelo país em relação aos níveis dos reservatórios de água.

O acionamento da bandeira vermelha patamar 2 ocorre quando os reservatórios estão significativamente baixos, o que exige a ativação das usinas termelétricas, que produzem energia a um custo mais elevado. A situação é agravada pela previsão de chuvas abaixo da média para setembro e temperaturas superiores à média histórica em todo o país, fatores que pressionam ainda mais o sistema elétrico.

A Aneel explicou que os principais fatores que motivaram essa decisão foram o GSF (risco hidrológico) e o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD). Na prática, os consumidores enfrentarão um acréscimo de R$ 7,877 para cada 100 kWh consumidos, o que poderá impactar significativamente as finanças das famílias e empresas.

A última vez que a bandeira vermelha 2 foi acionada foi no final de agosto de 2021. Desde então, a situação hídrica do país não exigiu medidas tão drásticas, até agora. Com a ativação da bandeira vermelha, os consumidores devem se preparar para um aumento considerável nas suas contas de energia, em um momento em que a inflação e o custo de vida já preocupam grande parte da população.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies