Tiago Leifert critica suspensão do X: “Censurar não é o caminho”
Nesta sexta-feira (30), o apresentador Tiago Leifert publicou um vídeo em suas redes sociais para comentar a suspensão da rede social X, que ocorreu às 00h deste sábado (31), após uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Leifert expressou sua preocupação com a medida, afirmando que, embora não goste da plataforma, é contrário à censura.
Leifert destacou que não acredita ser possível censurar uma rede social por meio de uma decisão monocrática, que é quando um único ministro toma uma decisão em nome do tribunal. Ele defendeu o direito à livre expressão, mesmo de pessoas com opiniões divergentes das suas, afirmando: “Eu vou defender o direito desses caras que eu não gosto de se manifestarem. Censurar não é o caminho. Se você se sente ofendido [por alguma publicação no X], procure seus direitos como eu fiz.”
O apresentador também alertou sobre o perigo de uma decisão como essa em um país democrático como o Brasil, comparando-a ao que seria comum em regimes autoritários, como na Coreia do Norte. “Uma decisão monocrática desta, de suspender uma rede social, é super perigosa e não é digna de um país como o nosso, de uma democracia. Isso é coisa da Coreia do Norte, isso seria normal lá. Por mais que eu odeie o X, detesto com todas as minhas forças (…) mas censurar não é o caminho”, concluiu Leifert.