Fundador do Telegram é preso na França, diz imprensa local

Pavel Durov, fundador e CEO do aplicativo de mensagens Telegram, foi detido neste sábado (24) no aeroporto de Le Bourget, próximo a Paris, na França, conforme informado pela imprensa local. A prisão foi realizada após a emissão de um mandado de busca por investigadores franceses, baseado em uma investigação preliminar que relaciona o Telegram a várias infrações, incluindo crimes graves como fraude, tráfico de drogas, crime organizado, apologia ao terrorismo e crimes contra menores.

Durov, de 39 anos, foi detido após desembarcar de seu jato particular, vindo do Azerbaijão, acompanhado por seu guarda-costas e sua assistente. Ele planejava passar pelo menos uma noite em Paris. A detenção ocorreu entre 19h30 e 20h no horário local.

As autoridades francesas, particularmente o Escritório de Combate à Violência contra Menores (Ofmin), acusam Durov de não cooperar com as investigações relacionadas ao uso criminoso do Telegram por seus usuários. A falta de moderação e a resistência em colaborar com as forças de segurança tornaram o aplicativo um canal para atividades ilícitas, segundo a Justiça francesa.

A detenção foi realizada sob a custódia do Escritório Nacional Antifraude (ONAF), ligado às alfândegas francesas, e Durov pode enfrentar acusações formais neste domingo (25). A prisão só foi possível porque Durov se encontrava em território francês, conforme destacou a emissora TF1.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies