Elon Musk se pronuncia sobre prisão de fundador do Telegram

Neste sábado (24), o empresário e dono da rede social X (antigo Twitter), Elon Musk, se pronunciou sobre a detenção de Pavel Durov, fundador do Telegram, na França. Durov foi preso sob acusações graves que incluem cumplicidade em tráfico de drogas, crimes contra crianças e fraudes, devido à suposta ausência de moderação no Telegram e às ferramentas oferecidas pela plataforma.

Musk, conhecido por suas opiniões polêmicas e posturas libertárias em relação à liberdade de expressão, usou sua conta na rede social para ironizar a situação. Ele compartilhou uma notícia sobre a prisão de Durov e questionou se pessoas serão executadas na Europa por “curtir um meme”. Em outra publicação, Musk comentou sobre a possibilidade de Durov enfrentar 20 anos de prisão, respondendo a uma postagem do investidor Mario Nawfal, que mencionou esse tempo de encarceramento.

A detenção de Durov ocorreu no aeroporto de Le Bourget, perto de Paris, após ele desembarcar de um voo vindo do Azerbaijão. O fundador do Telegram foi preso por forças de segurança francesas sob um mandado emitido pelo Escritório de Combate à Violência contra Menores (Ofmin). A prisão de Durov foi baseada em acusações de que a plataforma Telegram teria facilitado atividades criminosas, incluindo fraude, crime organizado, apologia ao terrorismo e crimes contra crianças, devido à falta de cooperação com as autoridades e ausência de moderação eficaz.

As investigações contra Durov começaram após preocupações sobre o uso do Telegram por criminosos. A detenção foi possível porque Durov estava em território francês, onde o mandado de busca estava ativo. Ele estava acompanhado por seu guarda-costas e assistente e tinha planos de passar a noite em Paris. A possível acusação formal contra ele deve ser anunciada neste domingo (25).

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies