Nasa diz que astronautas ‘presos’ no espaço só voltam em fevereiro
A NASA anunciou neste sábado (24) que os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams serão resgatados em fevereiro de 2025 por uma espaçonave da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk. A dupla foi enviada à Estação Espacial Internacional (ISS) em 5 de junho para uma missão de oito dias, mas não conseguiu retornar devido a problemas técnicos com a nave Starliner, da Boeing.
A agência espacial informou que Wilmore e Williams voltarão à Terra a bordo da Crew Dragon da SpaceX, que terá dois assentos disponíveis para o resgate. Enquanto aguardam, os astronautas continuarão suas atividades na ISS, contribuindo para pesquisas científicas.
Jim Free, administrador associado da NASA, afirmou que a decisão de utilizar a Crew Dragon para o resgate foi difícil, mas “absolutamente correta”, dada a falha nos propulsores e os vazamentos de hélio na Starliner. A nave defeituosa retornará à Terra vazia, operada no modo piloto automático.
Este resgate já foi adiado três vezes, mas a NASA enfatizou que seus astronautas são preparados para enfrentar prorrogações em suas missões.