Brasil fica em 20º lugar no ranking de medalhas olímpicas
As vitórias de Jennifer Valente no ciclismo de pista omnium e da seleção feminina de basquete foram cruciais para que os Estados Unidos terminassem no topo do quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Apesar de empatarem com a China em 40 medalhas de ouro, os americanos garantiram a liderança graças ao maior número de medalhas no total.
Até o último dia, as delegações americana e chinesa travaram uma disputa acirrada pelo primeiro lugar. No entanto, a quantidade de medalhas de prata e bronze conquistadas pelos atletas americanos fez a diferença. Os Estados Unidos encerraram os Jogos com 40 ouros, 44 pratas e 42 bronzes, totalizando 126 medalhas, enquanto a China obteve 40 ouros, 27 pratas e 24 bronzes, somando 91 medalhas.
Essa conquista reafirma a hegemonia dos Estados Unidos no esporte olímpico, mantendo a liderança no quadro de medalhas desde os Jogos de Londres 2012. Em Paris 2024, os americanos se destacaram em modalidades como ginástica artística, atletismo, natação e basquete, além de se sobressaírem em futebol e golfe. A China, por sua vez, brilhou no badminton, BMX livre, saltos ornamentais, tiro, tênis, tênis de mesa e levantamento de peso.
O Brasil também teve uma participação notável, garantindo a 20ª posição no ranking de medalhas com três ouros, sete pratas e dez bronzes. Os ouros brasileiros foram conquistados por Beatriz Souza no judô, Rebeca Andrade na ginástica artística e Ana Patrícia e Duda no vôlei de praia. Esta foi a segunda melhor participação do país na história dos Jogos Olímpicos.
Parabéns aos atletas de todas as nações por suas conquistas e pelo espírito esportivo demonstrado nos Jogos Olímpicos de Paris 2024!