Deputado do PT diz que postura de Maduro é de um “ditador”
O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), atual líder da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara, fez uma postagem crítica ao ditador venezuelano Nicolás Maduro. Em sua declaração, Lopes afirmou que a atuação de Maduro é “a postura de um ditador”. Ele ressaltou que um governo verdadeiramente democrático deve conviver com críticas, questionamentos e oposição organizada.
Nesta segunda-feira (29), o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) proclamou Maduro como o candidato vencedor nas eleições presidenciais realizadas no último domingo (28). No entanto, o órgão não apresentou dados definitivos que embasem os resultados. A oposição denuncia fraude e não reconhece o resultado da votação. Além disso, a Venezuela está sendo cobrada pela comunidade internacional para apresentar as atas eleitorais, que permitiriam a verificação dos dados. A oposição alega não ter tido acesso a todos os documentos, mas apenas 40% deles, que endossariam a vitória do opositor Edmundo González Urrutia por 70% dos votos.
Em resposta à situação, o governo da Venezuela exigiu que Argentina, Chile, Costa Rica, Peru, Panamá, República Dominicana e Uruguai “retirem imediatamente” seus representantes diplomáticos “do território venezuelano”, em repúdio ao que chamou de “ações e declarações de ingerência” em relação às eleições presidenciais. Por sua vez, o regime de Nicolás Maduro decidiu “retirar todo o pessoal diplomático das missões” nesses sete países latino-americanos. O governo venezuelano afirmou que se reserva todas as ações legais e políticas para preservar seu direito inalienável à autodeterminação e enfrentar qualquer ação que ameace o clima de paz e convivência.
Diversos governos, incluindo Uruguai, Argentina, Costa Rica, Equador, Guatemala, Panamá, Paraguai, Peru e República Dominicana, expressaram profunda preocupação com o desenrolar das eleições presidenciais na Venezuela. Eles exigiram uma revisão completa dos resultados e convocaram uma reunião urgente da Organização dos Estados Americanos (OEA).