Renomado economista diz que o Brasil voltou “ao último lugar”
O economista Robin Brooks, ex-economista-chefe do Instituto de Finanças Internacionais (IIF), afirmou que o Brasil está “de volta ao último lugar” em relação ao valor do real em comparação com outras moedas de países emergentes.
Ele mencionou que, em 2021, havia falado sobre um valor justo de 4,50 para o dólar em relação ao real brasileiro, e naquela época, o real havia sofrido uma grande desvalorização em relação a outras moedas. Agora, segundo Brooks, o Brasil novamente ocupa essa posição desfavorável.
No ano passado, o economista havia expressado otimismo sobre o Brasil, chegando a afirmar que a “década perdida” brasileira havia terminado e que o país era uma “terra dos sonhos”. Ele até previu que o Brasil poderia se tornar a “Suíça da América Latina”. No entanto, recentemente, Brooks avaliou o desempenho negativo do real em 2024 e considerou essa situação contraditória, dado que o Brasil é um grande exportador de commodities e deveria se beneficiar dos preços elevados desses produtos. Ele chamou essa situação de “ferida autoinfligida”.