Lula erra ao citar tributação de heranças nos Estados Unidos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o imposto sobre herança nos Estados Unidos é de 40%, mas essa informação não é precisa. Na verdade, o imposto sobre herança nos EUA varia de estado para estado, com um limite máximo de 8%.
Durante um discurso na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Lula mencionou que, devido ao alto imposto sobre herança nos EUA, muitos empresários optam por fazer doações para universidades, institutos e laboratórios. Ele comparou essa situação com o Brasil, onde o imposto sobre herança é de apenas 4%, o que, segundo ele, desestimula as doações.
De acordo com a CNN Brasil, o imposto sobre herança nos EUA é cobrado tanto a nível federal quanto estadual, mas apenas seis estados aplicam esse tributo: Iowa, Kentucky, Maryland, Nebraska, New Jersey e Pennsylvania. Casos em que o imposto chega a 40% são extremamente raros.