Lula compara o Brasil pós-Dilma Rousseff à Faixa de Gaza

Nesta terça-feira (23), durante a celebração dos 10 anos do campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em Buri, no interior de São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma comparação polêmica. Lula comparou a situação do Brasil após o impeachment de Dilma Rousseff à destruição causada por Israel na Faixa de Gaza.

Em seu discurso, Lula criticou os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro, afirmando que o que fizeram com o Brasil nos últimos anos é semelhante ao que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, está fazendo na Palestina. “Esse país [Brasil], eu diria, o que eles [governos de Michel Temer e de Jair Bolsonaro] fizeram nesses últimos [anos], depois do impeachment da Dilma, é o que o Netanyahu está fazendo na Faixa de Gaza, lá na Palestina. O que eles fizeram com esse país foi um pouco isso”, declarou o presidente.

Lula também destacou a tragédia humanitária na Faixa de Gaza, mencionando que mulheres e crianças são as principais vítimas dos ataques. “Todo final de semana agora, este final de semana, morreu mais 70 pessoas na Faixa de Gaza. A semana passada, morreu mais 90. E quem é que está morrendo? É soldado? Não. É terrorista? Não. Quem está morrendo? São mulheres e crianças que são vítimas dos ataques, todo santo dia, de um governo que já foi condenado pelo Tribunal Internacional”, afirmou o petista.

Além das críticas, Lula aproveitou o evento para anunciar investimentos federais na educação e discutir a importância de impostos sobre herança no Brasil, comparando a situação com a dos Estados Unidos.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies