Até 2070, calor e umidade podem tornar áreas do Brasil inabitáveis

Um estudo realizado pela NASA revelou que algumas regiões do mundo podem se tornar inabitáveis para os seres humanos nos próximos 50 anos devido ao aumento do calor e da umidade. Entre as áreas mais afetadas está o Brasil, com regiões no Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do país.

A pesquisa, conduzida por Colin Raymond e sua equipe no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, utilizou imagens de satélite e projeções da temperatura de bulbo úmido, que combina a temperatura do ar com o nível de umidade. A umidade elevada dificulta a evaporação do suor, principal método de resfriamento do corpo humano, aumentando a sensação térmica.

O corpo humano pode suportar 45°C em um ambiente com 20% de umidade, mas se a umidade ultrapassar 40%, a sobrevivência se torna difícil. Em um cenário com temperatura de bulbo úmido de 35°C (45°C com 50% de umidade), a sensação térmica seria de 71°C, tornando impossível a sobrevivência por mais de seis horas, mesmo para pessoas saudáveis.

Além do Brasil, outras regiões em alerta incluem o sul da Ásia, o Mar Vermelho, o Golfo Pérsico, partes da China e do Sudeste Asiático. As mudanças climáticas podem intensificar essas condições, tornando essas áreas inabitáveis até 2070.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies