Governo Milei declara Hamas como organização terrorista
O governo argentino declarou o grupo Hamas como uma organização terrorista internacional, conforme comunicado do presidente Javier Milei. Essa nova classificação foi inscrita no Registro Público de Pessoas e Entidades Vinculadas a Atos de Terrorismo e seu Financiamento (Repet).
O comunicado destaca que o Hamas assumiu a responsabilidade pelas atrocidades cometidas durante o ataque a Israel em 7 de outubro do ano passado. Além disso, menciona a extensa história de ataques terroristas perpetrados pelo grupo.
O ataque a civis em Israel, realizado por membros do Hamas infiltrados, resultou em cerca de 1,2 mil mortes em solo israelense e mais de 250 sequestros. Esse ataque, que registrou o maior número de mortes de judeus desde o Holocausto, desencadeou uma guerra na Faixa de Gaza.
A mudança na classificação do Hamas pela Argentina ocorre pouco antes do 30º aniversário do atentado terrorista à Associação Mutual Israelita-Argentina de Judeus (AMIA) em Buenos Aires, que matou 85 pessoas e feriu 300 em 18 de julho de 1994. Vale lembrar que a Argentina também foi alvo de um ataque à embaixada de Israel em 1992.
O governo argentino reiterou seu compromisso de reconhecer os terroristas pelo que são e busca realinhar-se com a civilização ocidental, respeitando os direitos individuais e as instituições. Portanto, considera inadmissível que aqueles que atacam a Argentina não sejam declarados como terroristas.