Criminosos fazem falsos pedidos de resgate e atacam barcos no RS

Cidades

Criminosos estão se aproveitando da situação de calamidade no Rio Grande do Sul para praticar diversos delitos, inclusive contra barcos que operam no resgate das vítimas das inundações. Segundo informações da BBC News, há relatos de:

  • Saques a lojas e depósitos: Em Canoas, São Leopoldo e Farrapos, criminosos estão saqueando lojas e depósitos aproveitando a vulnerabilidade das pessoas.
  • Ameaças a voluntários e socorristas: Voluntários que atuam em Canoas desistiram de ajudar durante a noite por medo de serem atacados. Em São Leopoldo, moradores estão fazendo rondas para evitar invasões.
  • Falsos pedidos de resgate: Em São Leopoldo, criminosos estão pedindo socorro em zonas de inundação, tomando o controle da embarcação e jogando os socorristas na água para usar o barco em ataques a residências.
  • Ataques a barcos de resgate: Em Mathias Velho, dois criminosos tentaram invadir uma embarcação que transportava policiais militares e acabaram presos em flagrante.

Em resposta aos crimes, a Secretaria da Segurança do Estado anunciou que o Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Brigada Militar fará um patrulhamento ostensivo.

Como ajudar o Rio Grande do Sul:

Com mais de 70% de seu território afetado pela calamidade climática, o Rio Grande do Sul sofre com severos estragos. Sua ajuda é fundamental para que as vítimas possam recomeçar suas vidas. Uma das formas de fazer doações é através do financiamento coletivo criado pelo influenciador Badin, o Colono. Acesse vakinha.org.br/sos-enchentes-2024 e deixe sua contribuição!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *