Lula elogia oposição venezuelana por focar em candidato único
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elogiou nesta terça-feira (23) a oposição venezuelana por estar se agrupando em torno de um único candidato e afirmou desejar que todas as partes respeitem o resultado das eleições de 28 de julho.
– É uma coisa extraordinária, se reuniu e apresentou um único candidato – afirmou Lula hoje, durante um café com jornalistas no Palácio do Planalto, em aparente referência a Edmundo González Urrutia, da Plataforma Unitária Democrática (PUD), principal coalizão antichavista.
González Urrutia recebeu apoio de outros setores da oposição venezuelana nos últimos dias e foi escolhido pela PUD depois que as autoridades eleitorais rejeitaram os registros primeiro de María Corina Machado e depois de Corina Yoris.
Quando estas candidaturas foram vetadas, o governo brasileiro manifestou “preocupação” com os obstáculos impostos à inscrição dos candidatos e recebeu uma resposta irada da chancelaria venezuelana.
Lula disse nesta terça que as eleições na Venezuela, assim como em outros países, devem ser “transparentes”.
– Se o Brasil for convidado, participará do acompanhamento dessas eleições, na perspectiva de que, quando terminarem essas eleições, as pessoas voltem à normalidade, ou seja, quem ganhou toma posse e governa e quem perdeu se prepara para outras eleições – declarou Lula.
O presidente também aproveitou a presença dos jornalistas para reforçar seu apelo para que os Estados Unidos retirem as sanções contra a Venezuela.
*Pleno News