Desemprego cresce e atinge 8,5 milhões de pessoas no Brasil

Economia

A taxa de desocupação no Brasil subiu pelo segundo mês consecutivo e atingiu 7,8% em fevereiro de 2024, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) Contínua, divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira (28). O índice representa um aumento de 0,3 ponto percentual em relação ao trimestre anterior (encerrado em novembro de 2023), quando a taxa era de 7,5%.

População desocupada: O número de pessoas desocupadas também subiu no período, alcançando 8,5 milhões. Essa cifra representa um aumento de 4,1% em comparação com o trimestre anterior, mas uma queda de 7,5% em relação ao mesmo período do ano anterior (fevereiro de 2023).

Emprego: Apesar do aumento da taxa de desocupação, o mercado de trabalho apresentou alguns sinais positivos. O número de empregados com carteira assinada no setor privado subiu 0,7% no trimestre encerrado em fevereiro, totalizando 37,995 milhões de pessoas.

Trabalho informal: O número de trabalhadores informais, por outro lado, caiu de 39,4 milhões para 38,8 milhões no mesmo período. Mesmo com essa queda, o número ainda está acima dos 38,2 milhões de fevereiro de 2023.

População ocupada: A população ocupada, que totalizou 100,25 milhões de pessoas, manteve-se estável no trimestre, apesar de uma variação negativa de 258 mil pessoas, que não é estatisticamente significativa.

Perspectivas: O aumento da taxa de desocupação em fevereiro pode ser um sinal de que a recuperação do mercado de trabalho está desacelerando. No entanto, os dados também indicam que há alguns setores que ainda estão contratando, como o setor privado com carteira assinada.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *