Senador diz que alguns ministros do STF “se deixam endeusar”

Brasil

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) disse em entrevista ao SBT News nesta segunda-feira (11) que alguns ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) “se deixam endeusar”. A crítica foi feita enquanto ele defendia a PEC que fixa mandato para ministros.

A PEC em discussão no Senado mantém que a escolha dos nomes para as vagas do STF sejam feitas pelo presidente da Republica, mas propõe um mandato de oito anos.

– O que a gente mudou e quer na PEC é fixar o mandato. Não será mais até 75 anos. Será mandato de oito anos na minha PEC. Mas a gente ouve muito falar aqui de 10, 12 – declarou.

Valério entende que é preciso que o mandato de um ministro do STF tenha “começo, meio e fim”, sem que seja “infinito” como é nos dias atuais, pois a regra é o escolhido ficar no mandato até completar 75 anos, precisando se aposentar.

– Alguns deles se deixam endeusar, achando que são intocáveis. Porque aos 75 já são inimputáveis, vão morar em Portugal, em Nova York. E eles saindo, não, com oito anos, vão entrar no mercado de novo, ter de ir a supermercado, aeroporto – defende o senador.

A proposta, porém, não terá efeito para esta formação atual do Supremo Tribunal Federal, como já adianta o parlamentar.

– A gente está livre dessa acusação de que é revanchismo. É bom que a população brasileira saiba. Aprovada, se tornando lei esta PEC, indo para a Constituição, não servirá para os ministros em questão, todos eles estarão até os 75 anos. Estamos trabalhando para as futuras gerações.

*Pleno News

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *