“Operação Lava Dirceu está a todo vapor”, afirma Sergio Moro
O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) usou o X, antigo Twitter, nesta sexta-feira (26) para ironizar a volta de José Dirceu ao debate político. O ex-ministro do governo Lula, condenado por corrupção, tem se manifestado publicamente buscando recuperar sua visibilidade e influência.
Para Moro, está em curso uma tentativa de limpar a imagem do político após os escândalos em que ele se envolveu.
“Operação Lava Dirceu a todo vapor, em breve Lula poderá indicá-lo para CEO de uma grande empresa brasileira”, escreveu o ex-juiz da Operação Lava Jato.
A declaração de Moro foi uma referência à Operação Lava Jato, que investigou e condenou Dirceu por corrupção e lavagem de dinheiro. O ex-ministro cumpriu pena de prisão e foi liberado em 2021.
Em entrevista ao jornal O Globo nesta quinta (25), Dirceu disse que voltará a se impor politicamente em favor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Em 2026, nós vamos reeleger o Lula. Vou passar a falar publicamente agora. Vou participar do debate público a partir deste ano”, garantiu.
Dirceu foi um dos principais articuladores da campanha de Lula à Presidência em 2022. Ele também foi um dos fundadores do PT e ocupou o cargo de ministro da Casa Civil no primeiro governo Lula.
Dirceu avalia que direita está ganhando disputa político-cultural
Recentemente, Dirceu avaliou que a direita “está ganhando” a disputa político-cultural no Brasil. O ex-ministro defendeu que a esquerda passe por uma “atualização política, teórica e de organização”.
“A esquerda tem que se atualizar. Não pode ficar presa a uma tradição que não corresponde mais à realidade brasileira”, disse Dirceu em entrevista à CNN.
O ex-ministro também disse não subestimar o potencial da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) nas próximas eleições presidenciais.
“Eu não subestimaria a Michelle como candidata. Bolsonaro tem uma natureza de uma força, Bolsonaro elegeu senadores, Tarcísio foi eleito em São Paulo”, apontou.