Quaest: Um terço dos brasileiros crê em fraude na eleição de 2022

Política Nacional

Um terço da população brasileira acredita que as eleições presidenciais de 2022, vencidas por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foram fraudadas, segundo pesquisa realizada pela Quaest.

O número representa um aumento de 3 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, realizado em dezembro de 2022. A pesquisa atual entrevistou 2.012 pessoas presencialmente entre os dias 14 e 18 de dezembro e tem margem de erro de 2 pontos percentuais.

O levantamento também aponta que a desconfiança no resultado das eleições aumentou entre os eleitores de ambos os candidatos. Entre os que votaram em Lula, a crença em fraude passou de 2% para 5%. Já entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PL), principal oponente do petista no pleito, o número subiu de 63% para 72%.

Todas as regiões do país registraram queda no número de eleitores que confiam no resultado do último pleito, com exceção da Região Centro-Oeste. A Região Sul foi a que apresentou a maior queda na confiança, de 61% para 51%, com aumento na desconfiança de 33% para 40%.

Pesquisa encomendada pela Genial Investimentos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *