Orbán e Milei falam em luta “contra esquerda internacional”
O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, e o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, se reuniram em Buenos Aires neste sábado (9) para discutir temas relacionados às relações bilaterais e à cooperação política.
Segundo o chefe de imprensa de Orbán, Bertalan Havasi, os dois políticos discutiram “formas de tornar mais efetiva a luta contra a esquerda internacional”.
Orbán, que viajou à Argentina para participar da posse de Milei neste domingo (10), descreveu o futuro presidente argentino como “uma esperança para a América Latina”.
“Uma nova esperança para a América Latina. Parabenizei o presidente Milei pela sua vitória esmagadora nas eleições presidenciais da Argentina. Obrigado pelo convite”, escreveu Orbán na rede social X (ex-Twitter) após o encontro.
Em Buenos Aires, Orbán também se reuniu com o presidente do partido espanhol Vox, Santiago Abascal, e com o ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.
Orbán foi o único líder da União Europeia (UE) que em janeiro de 2019 participou da posse de Bolsonaro como presidente, cargo que ocupou até ao final do ano passado.
A cerimônia oficial de transferência do poder na Argentina está prevista para começar neste domingo, nos arredores do Congresso Nacional, em Buenos Aires, às 12h (hora local). Duas horas depois, Milei planeja cumprimentar as delegações internacionais na Casa Rosada, sede do governo argentino.