Datafolha aponta que reprovação do STF cresce e aprovação recua

Política Nacional

De acordo com uma pesquisa do Datafolha, divulgada em 9 de dezembro de 2023, a desaprovação do STF subiu de 31% para 38%. A aprovação, por outro lado, caiu de 31% para 27%. O percentual de pessoas que consideram o desempenho do tribunal regular também diminuiu, de 34% para 31%.

A pesquisa ouviu 2.004 eleitores em 135 cidades do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

As polêmicas envolvendo o STF começaram em 2019, quando o então presidente Jair Bolsonaro (PL) começou a atacar os magistrados. O ex-presidente chegou a dizer que o tribunal era uma “vergonha” e que seus ministros eram “vagabundos”.

Em 2022, as tensões entre o STF e o Congresso se intensificaram. A corte decidiu cassar os direitos políticos de Bolsonaro por oito anos, por conta de suas declarações contra as urnas eletrônicas.

Essa decisão foi criticada por setores conservadores da sociedade, que acusaram o STF de interferência política. A corte também foi alvo de críticas por decisões que liberaram a realização de pesquisas de opinião sobre o sistema eleitoral, por barrar a prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, investigado por corrupção, e por autorizar a investigação de Bolsonaro por suspeitas de crime eleitoral.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *