Quaest: 66% apoiam limitar decisões monocráticas do STF

Política Nacional

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (23) indica que a PEC que limita as decisões monocráticas no STF tem um amplo apoio popular. De acordo com o levantamento, 66% dos entrevistados são a favor da medida, enquanto apenas 23% não concordam com ela.

Esse resultado é significativo, pois mostra que a população brasileira está preocupada com o poder concentrado nas mãos de um único ministro do STF. As decisões monocráticas, que podem suspender leis, atos normativos e até mesmo atos de outros poderes da República, têm sido alvo de críticas de diversos setores da sociedade.

A pesquisa também indica que a população é favorável à implementação de mandatos fixos para os ministros do STF. 68% dos entrevistados são a favor dessa medida, enquanto apenas 21% se opõem a ela.

Esse resultado também é significativo, pois mostra que a população brasileira acredita que os ministros do STF devem ser responsabilizados por suas decisões. O mandato fixo, de 12 anos, seria uma forma de garantir que os ministros sejam eleitos por critérios técnicos e não políticos.

Por fim, a pesquisa mostra que a imagem do STF está em baixa. 36% dos entrevistados têm uma imagem negativa da Corte, enquanto apenas 17% têm uma imagem positiva.

Esse resultado é preocupante, pois mostra que a população brasileira está perdendo confiança no STF. Isso pode ter consequências negativas para a democracia brasileira, pois o STF é um dos principais guardiões da Constituição.

É importante ressaltar que a pesquisa Genial/Quaest foi realizada antes da aprovação da PEC que limita as decisões monocráticas no Senado. É possível que o resultado da pesquisa seja diferente se realizada após a aprovação da PEC na Câmara dos Deputados.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *