Defesa Civil alerta para ventania de até 100 km/h em São Paulo
A Defesa Civil de São Paulo emitiu alerta para a possibilidade de rajadas de vento que poderão chegar a 100 km/h entre esta sexta-feira (17) e o próximo domingo (19). A previsão é do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) a partir da frente fria que chega ao estado.
Segundo o CGE, as rajadas de vento devem variar entre 60 e 80 km/h, mas, durante as chuvas, elas poderão chegar a 100 km/h. O Climatempo aponta para o mesmo risco, além da possibilidade de raios e queda de granizo.
Os ventos fortes podem causar quedas de árvores, postes e outros objetos, além de provocar alagamentos e deslizamentos de terra. A Defesa Civil orienta a população a tomar as seguintes medidas de segurança:
- Evite ficar embaixo de árvores ou próximo a postes e outros objetos que possam cair.
- Se estiver na rua, procure abrigo em um local seguro.
- Se estiver em casa, feche portas e janelas e desligue aparelhos elétricos.
- Se estiver dirigindo, mantenha distância segura dos outros veículos e reduza a velocidade.
Devido aos alertas, o Departamento Hidroviário (DH) do estado reforçou a orientação para os usuários de barcas do litoral para acompanhar a situação do transporte nos próximos dias. Ainda não há previsão sobre eventual suspensão do serviço.
A Prefeitura de São Paulo disse que tem investido em “ações fundamentais para mitigar os efeitos das chuvas na capital”. Entre as medidas adotadas, estão:
- Fortalecimento do trabalho do Corpo de Bombeiros
- Investimento de R$ 1,25 bilhão em obras de drenagem
- Implantação de um sistema preditivo de chuvas
A gestão municipal destacou que o sistema preditivo é capaz de informar qual a probabilidade de chuva e onde vai ocorrer. São vários alertas emitidos com antecedência de 24, 12, 6, 2 e até uma hora antes do fato.