Senado aprova reforma tributária em 1º turno com placar apertado

Política Nacional

A aprovação da reforma tributária no Senado, por uma margem apertada, é um passo importante para a modernização do sistema tributário brasileiro. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer antes que a proposta seja promulgada e entre em vigor.

O texto aprovado no Senado ainda terá de ser analisado pela Câmara dos Deputados, que poderá fazer alterações. Além disso, será necessário regulamentar a reforma por meio de leis complementares.

Um dos principais pontos de atenção é a questão do cashback da energia elétrica e gás de cozinha. A proposta prevê que o benefício seja obrigatório para consumidores de baixa renda, mas ainda não está claro como ele será operacionalizado.

Outro ponto de atenção é a questão dos benefícios fiscais. O texto aprovado no Senado ampliou o rol de exceções previstas na reforma, o que pode gerar perdas de arrecadação para os estados e municípios.

No geral, a aprovação da reforma tributária no Senado é um avanço importante, mas ainda há desafios a serem superados para que a proposta seja implementada com sucesso.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *