Flávio Dino: “Forças Armadas nos aeroportos poderão fazer tudo”
O ministro da Justiça, Flávio Dino, explicou que o decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que autoriza uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nos portos de Santos (SP), Rio de Janeiro e Itaguaí (RJ); e aeroportos do Galeão e de Guarulhos dá poderes para que as Forças Armadas atuem em todas as atividades, desde o policiamento até as revistas dentro dos portos e aeroportos.
A medida permitirá que os militares atuem nestas regiões específicas até o restabelecimento da ordem, sendo que o documento tem validade até maio de 2024.
A GLO assinada por Lula só tem validade dentro das áreas federais. As Forças Armadas atuarão na Baía de Guanabara, na Baía de Sepetiba, no porto de Santos e no Lago de Itaipu. Já nos aeroportos internacionais do Galeão e de Guarulhos, a Aeronáutica e a Polícia Federal atuarão conjuntamente.
A medida anunciada pelo governo Lula é uma resposta à escalada da violência no Rio de Janeiro, onde o crime organizado tem atuado com força nos portos e aeroportos. A GLO permitirá que as Forças Armadas atuem de forma mais contundente para conter o crime e garantir a segurança dos cidadãos.
No entanto, a medida também tem sido criticada por alguns setores, que alegam que ela é um sinal de que o governo federal está perdendo o controle da segurança pública. É importante ressaltar que a GLO é uma medida excepcional que só deve ser usada em último caso.