TSE suspende julgamento de Bolsonaro sobre o 7 de setembro

Política Nacional

O ex-presidente Jair Bolsonaro pode ficar inelegível por mais 8 anos, caso seja condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante as comemorações de 7 de setembro de 2022.

O julgamento das ações foi suspenso na noite desta terça-feira (24), mas será retomado na quinta-feira (26), com o voto do relator, ministro Benedito Gonçalves.

Na sessão desta terça-feira, o Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu a condenação de Bolsonaro e a aplicação de multa. O MPE argumentou que Bolsonaro usou o evento para fazer campanha eleitoral, utilizando a “máquina pública em benefício próprio”.

A defesa de Bolsonaro, por sua vez, afirmou que o ex-presidente não usou a comemoração do 7 de setembro para sua candidatura.

Em caso de condenação, Bolsonaro pode ficar inelegível por 8 anos pela segunda vez. A primeira condenação ocorreu em junho deste ano, quando o ex-presidente foi condenado por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação pelo entendimento da Justiça de que ele usou uma reunião com embaixadores, em julho do ano passado, no Palácio da Alvorada, para criticar o sistema eletrônico de votação.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *