Lula brinca que Haddad pode ganhar Nobel da Economia por programa de renegociação
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), brincou nesta quarta-feira (25) que, caso o programa Desenrola, de renegociação de dívidas lançado pelo governo federal, continue com o “sucesso que tem”, o prêmio Nobel da Economia deverá ser dado ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Ao anunciar Haddad em evento no Palácio do Planalto, Lula disse que o programa é o “mais amortecedor de dívidas que já aconteceu neste país”.
“Se o Desenrolar continuar tendo o sucesso que tem, eu acho que alguém que distribuiu o prêmio Nobel de Economia vai dar prêmio Nobel a quem pensou, criou e organizou o Desenrola”, disse o presidente.
Em julho, Lula já havia brincado que, caso o programa fosse um sucesso, Haddad e a equipe econômica iriam ganhar o prêmio Nobel da “Desenrolação”.
“Vou cumprir uma promessa que eu fiz”, disse o chefe do Executivo nesta quarta.
O Desenrola é um programa do governo federal que oferece condições especiais para a renegociação de dívidas de micro e pequenas empresas, microempreendedores individuais, agricultores familiares e produtores rurais. O programa foi lançado em junho deste ano.
De acordo com o governo, até o momento, mais de 1,2 milhão de pessoas aderiram ao programa, o que representa um volume de dívidas de R$ 60 bilhões.