Brasil e Venezuela assinam acordo para retomada da importação de energia elétrica

Política Nacional

O Brasil e a Venezuela assinaram acordos nesta segunda-feira (23) para a retomada da importação de energia elétrica do país vizinho para o estado de Roraima. A intenção é que o abastecimento venezuelano seja restabelecido “imediatamente”, segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Roraima é o único estado brasileiro que não está conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Desde 2001, o estado recebia energia da hidrelétrica venezuelana Guri, mas a conexão foi cortada em 2019, após uma série de apagões no país vizinho.

A expectativa é que o retorno da parceria com a Venezuela leve a uma redução nos custos de geração de energia para Roraima. Atualmente, o estado é abastecido por usinas termelétricas, que são mais caras do que as hidrelétricas.

Após a assinatura dos acordos, será realizada uma inspeção na linha de transmissão que liga a usina a Roraima. Caso não seja necessária reforma, o fornecimento deve chegar ao estado em até 30 dias.

O acordo é visto como um importante avanço nas relações entre Brasil e Venezuela. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem buscado estreitar os laços com o país vizinho desde que assumiu o governo, em janeiro deste ano.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *