CPMI do 8/1: Relatório final será votado no dia 18 de outubro
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro está prestes a concluir seus trabalhos. O relatório da CPMI será apresentado pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA) nesta terça-feira (17), e a votação está programada para quarta-feira (18). Durante os meses de investigação, a CPMI realizou 20 depoimentos, incluindo depoimentos de figuras proeminentes, como os generais Augusto Heleno e Gonçalves Dias, ex-ministros-chefes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), bem como outras testemunhas, como o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques.
A senadora Eliziane Gama tem enfrentado críticas e acusações de parcialidade por parte da oposição em relação ao seu trabalho na CPMI. Algumas alegações sugerem que as perguntas feitas por ela durante os depoimentos foram coordenadas com o depoente general Gonçalves Dias. Há também alegações de que o relatório já estava pronto antes de todos os depoimentos serem realizados e que teria sido elaborado com o objetivo de indiciar o ex-presidente Jair Bolsonaro pelas invasões às sedes dos Três Poderes.
O relatório da CPMI provavelmente será aguardado com grande interesse e debate, dada a natureza política do processo e as tensões que cercam a investigação. A apresentação do relatório e sua votação no Congresso Nacional podem ter implicações significativas na arena política brasileira.