Bolsonaro expressa apoio a Israel e cita: Hamas parabenizou Lula

Política Nacional

Neste sábado, 7 de outubro, o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, que pertence ao partido PL, manifestou seu apoio ao governo de Israel em meio ao ataque do grupo terrorista Hamas em solo israelense. Bolsonaro destacou que o Hamas havia parabenizado Luís Inácio Lula da Silva, atual chefe do Executivo do Brasil, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou Lula como vencedor das eleições de 2022.

O ex-presidente brasileiro repudiou veementemente o ataque do Hamas, que é um grupo considerado terrorista, e expressou seu respeito e admiração pelo povo de Israel. Bolsonaro enfatizou os laços culturais e religiosos profundos que conectam o Brasil e Israel, lembrando que o Estado de Israel foi fundado em 1948 por deliberação da ONU, em uma sessão presidida pelo diplomata brasileiro Oswaldo Aranha.

Bolsonaro lamentou as mortes de civis e militares israelenses resultantes do ataque e condenou o sequestro de mulheres e crianças pelos terroristas do Hamas na Faixa de Gaza.

Em sua declaração, Bolsonaro também destacou a importância de lideranças palestinas abandonarem o terrorismo e reconhecerem o direito de Israel a existir como um passo fundamental para alcançar a paz na região. Ele concluiu sua mensagem com a saudação “Shalom”, que significa paz em hebraico, expressando seu desejo pela paz na região.

O posicionamento de Bolsonaro reflete a preocupação de muitos líderes internacionais com a escalada de violência entre Israel e o Hamas, bem como o apoio ao direito de Israel de se defender e a busca por uma solução pacífica para o conflito. A situação no Oriente Médio continua sendo uma questão global de grande complexidade e desafio diplomático.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *